Apresentação

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Universidade Federal de Goiás (PIBID/UFG) contemplam 40 cursos de licenciaturas cujos projetos buscam integrar os saberes construídos ao longo de sua formação acadêmica aos saberes produzidos nas experiências profissionais, pedagógicas e sociais, que configuram a cultura escolar. O PIBID/UFG contempla sete eixos de trabalho sendo eles:

Eixo 1: Formação inicial e continuada de professores: construindo um olhar investigativo sobre a prática docente;

Eixo 2: Formação de professores para o uso de TIC’s;

Eixo 3: Análise, elaboração e produção de materiais pedagógico-didáticos, criação de software educativos, desenvolvimento de metodologias de ensino inovadoras;

Eixo 4: Incentivo à instalação e consolidação de laboratórios de ensino e à socialização de experiências educativas exitosas;

Eixo 5: Promoção de eventos acadêmicos e cursos de formação destinados à alunos e professores da educação básica

Eixo 6: Divulgação dos resultados dos trabalhos desenvolvidos no PIBID, por meio de publicações e finalmente

Eixo 7: Promoção de formação docente interdisciplinar de modo que diferentes cursos planejem e executem suas atividades a partir das experiências e apoio dos grupos de trabalho já em andamento e de suas próprias reflexões. O estabelecimento de tais eixos teve como referência os subprojetos e os respectivos planos de trabalho apresentados pelos coordenadores de área, supervisores e bolsistas de iniciação à docência dos cursos de licenciatura que integram este projeto. Dentre as atividades desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID destacam-se:

  1. reuniões de formação;
  2. visitas da coordenação do PIBID aos grupos de trabalhos (GTs) compostos pelos bolsistas de iniciação à docência, supervisores e coordenadores de áreas;
  3. acompanhamento das atividades dos pibidianos pela coordenação de gestão de processos educacionais;
  4. inserção dos pibidianos nas escolas e desenvolvimento das atividades previstas nos subprojetos e planos de trabalho;
  5. redimensionamento dos subprojetos e confecção de novos planos de trabalhos pelos pibidianos no caso dos bolsistas que ingressaram no ano de 2012;
  6. implementação de jogos, oficinas, experimentos de baixo custo, etc.
  7. participação em eventos científicos e divulgação das atividades do PIBID em comunicações orais e apresentação de painéis, dentre outras. O PIBID por meio de suas ações tem promovido impactos na(s):
    1. formação inicial: com o trabalho coletivo, respeito ao outro, apreensão de conceitos e habilidades pedagógicas e científicas;
    2. formação continuada: os supervisores têm refletido sobre a própria prática e atualizado conceitos aprendidos na graduação;
    3. atividades desenvolvidas nas escolas parceiras: a reorganização de espaços para melhor acomodar os projetos do PIBID;
    4. licenciaturas: provocando uma mudança da imagem desses profissionais pela valorização da docência;
    5. pós-graduação: com o ingresso de ex-bolsistas de iniciação à docência em programas de mestrado em ensino, dentre outros.