Requisitos e Informações para Estudantes Externos a UFJ
REQUISITOS
Para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica o estudante de graduação deve ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.
ORIENTAÇÕES
1. Estudante busca informações sobre o curso e as disciplinas no site das Instituições participantes do acordo de Mobilidade Acadêmica.
2. O estudante procura a Coordenação de Mobilidade de sua Instituição para se informar dos procedimentos, prazos, documentos.
3. Elaborar junto ao Coordenador de seu curso, um plano de estudos para o período desejado da mobilidade.
4. O Coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.
5. A Coordenação de Mobilidade da IES de origem encaminha à UFJ os documentos via e-mail intitulado ESTUDANTE DE IES EXTERNA A UFJ – MOBILIDADE. O e-mail deverá ser encaminhado para mobilidade@ufj.edu.br
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
• Ofício da IES de origem com a solicitação da Mobilidade para o estudante. O Ofício deve ter:
◦ identificação (nome, cargo, e-mail e telefone do responsável pela Mobilidade na IES de origem);
◦ como destinatário a Coordenação de Mobilidade da UFJ;
◦ menção ao Acordo, que trata da mobilidade;
◦ o curso do estudante e o curso para o qual pretende a Mobilidade na UFJ;
◦ a identificação do estudante (nome, CPF, curso);
◦ o compromisso de que o estudante atende aos requisitos para mobilidade.
• Formulário de solicitação de Mobilidade, Histórico, RG, CPF, Título de eleitor.
A UFJ analisará a solicitação e responderá à Coordenação de Mobilidade da IES de origem para que possam informar ao estudante. Todo o contato sobre a mobilidade é realizado entre as Coordenações de Mobilidade da IES de origem e a Coordenação de Mobilidade da UFJ.
IMPORTANTE:
• Leia o acordo da Mobilidade pretendida (PMIPES ou PME).
• Busque informações adicionais no site da Coordenação de Mobilidade da IES pretendida. Algumas IES fazem exigências adicionais que podem ser solicitadas após o envio da documentação, e eventualmente o aumento dos prazos gerados por esse evento pode até mesmo inviabilizar o pedido da Mobilidade.
• Verifique os Calendários Acadêmicos das IES de origem e de destino. Devido a Pandemia, muitas IES estão com o Calendário Acadêmico desencontrados. Por isso é importante que o estudante analise se a participação na Mobilidade contribuirá para a sua formação acadêmica. A sua coordenação de curso poderá ajudá-lo a ponderar sobre.
DOCUMENTOS E TUTORIAIS:
Acordo PMIPES-GO (clique aqui)
Acordo PME (clique aqui)
Termo de adesão da UFJ ao PME (clique aqui)
Formulário de Mobilidade (clique aqui)
PRAZOS
A UFJ receberá as solicitações de Mobilidade Acadêmica de outras Instituições no período de 01/10 a 31/10 de 2024. Para inicio do semestre letivo 2025/1. E para o curso de Medicina para o início 2024/2. Consulte aqui o calendário acadêmico.