Requisitos e Informações para Estudantes Externos a UFJ

REQUISITOS

Para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica o estudante de graduação deve ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

ORIENTAÇÕES

1. Estudante busca informações sobre o curso e as disciplinas no site das Instituições participantes do PMIPES.
2. O estudante procura a Coordenação de Mobilidade de sua Instituição para se informar dos procedimentos, prazos, documentos.
3. Elaborar junto ao Coordenador de seu curso, um plano de estudos para o período desejado da mobilidade.
4. O Coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.
5. A Coordenação de Mobilidade da IES de origem encaminha à UFJ os documentos via e-mail intitulado ESTUDANTE DE IES EXTERNA A UFJ – PMIPES. O e-mail deverá ser encaminhado para <mobilidade@ufj.edu.br>

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

• Ofício da IES de origem com a solicitação da Mobilidade para o estudante. O Ofício deve ter:

◦ identificação (nome, cargo, e-mail e telefone do responsável pela Mobilidade na IES de origem);
◦ como destinatário a Coordenação de Mobilidade da UFJ;
◦ menção ao Acordo PMIPES, que trata da mobilidade;
◦ o curso do estudante e o curso para o qual pretende a Mobilidade na UFJ;
◦ a identificação do estudante (nome, CPF, curso);
◦ o compromisso de que o estudante atende aos requisitos para mobilidade.

• Formulário de solicitação de Mobilidade, Histórico, RG, CPF, Título de eleitor.


A UFJ analisará a solicitação e responderá à Coordenação de Mobilidade da IES de origem para que possam informar ao estudante. Todo o contato sobre a mobilidade é realizado entre as Coordenações de Mobilidade da IES de origem e a Coordenação de Mobilidade da UFJ.

IMPORTANTE:

• Leia o acordo PMIPES (clique aqui).
• Busque informações adicionais no site da Coordenação de Mobilidade da IES pretendida. Algumas IES fazem exigências adicionais que podem ser solicitadas após o envio da documentação, e eventualmente o aumento dos prazos gerados por esse evento pode até mesmo inviabilizar o pedido da Mobilidade.
• Verifique os Calendários Acadêmicos das IES de origem e de destino. Devido a Pandemia, muitas IES estão com o Calendário Acadêmico desencontrados. Por isso é importante que o estudante analise se a participação na Mobilidade contribuirá para a sua formação acadêmica. A sua coordenação de curso poderá ajudá-lo a ponderar sobre.

DOCUMENTOS E TUTORIAIS:

Acordo PMIPES-GO (clique aqui)
Fluxo PMIPES estudante externo a UFJ (em breve)
Formulário de Mobilidade PMIPES-GO (clique aqui)

PRAZOS

08/02 a 28/02 de 2022 - período para estudantes UFJ solicitarem a participação no Programa de Mobilidade Acadêmica para o próximo semestre letivo da IES pretendida.
08/02 a 26/02 de 2022 - UFJ receberá as solicitações de Mobilidade Acadêmica de outras Instituições participantes do PMIPES/GO.