Coordenação de acompanhamento ao discente e nivelamento

Essa coordenação pautará suas ações a partir das seguintes atribuições:

Combate à retenção; diagnóstico das principais dificuldades dos discentes; acompanhamento individualizado da evolução dos discentes nas disciplinas que promovem maior reprovação.

Atribuição 1 - Diagnósticos Ações imediatas:

Identificação das principais dificuldades dos discentes, junto à coordenação de monitoria; Fazer um banco de dados dos estudantes que apresentem necessidades específicas de atendimento e encaminhar às coordenações para que possam instruir seus docentes quanto às ações pertinentes a cada caso; Avaliação das principais causas de retenção; Ações a médio e longo prazo: Identificar a evolução dos discentes, após oferta do acompanhamento individualizado.

Atribuição 2 - Criação de Núcleos de Acompanhamento de Aprendizagem Ações Imediatas:

Criar o Sistema de Acompanhamento Integrado de rendimento escolar em parceria com a Coordenação de Monitoria. Os estudantes com maior índice de reprovação por nota serão cadastrados e haverá acompanhamento de frequência nas atividades ofertadas pelos monitores; Cada docente orientador passará a acompanhar a evolução mensalmente, por meio de encontros para averiguação de apreensão do conteúdo.

Ações a médio e longo prazo: Em parceria com a PRAE, criar um Programa de Capacitação aos docentes. Para atender às necessidades dos discentes que apresentem necessidades específicas de atendimento, tais como: os neurodivergentes e TDAH; os que apresentem dificuldades de compreensão da Língua Portuguesa e o público surdo.

Atribuição 3 - Nivelamento Ações imediatas:

Identificar os estudantes que apresentem deficiências em sua formação de base e que, por isso, a sua evolução está prejudicada na graduação. Ampliar a oferta de vagas para monitoria em atenção a estes casos. Ações a médio e longo prazo: Em parceria com a PROECE, alocar os discentes com deficiencias na sua formação de base no cursinho popular da UFJ, que será criado por essa Pró-reitoria; Oferecer cursos de Língua Portuguesa aos estudantes que apresentarem baixa apreensão ao idioma.