Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Seja bem-vindo/a à página oficial do Pibid na Universidade Federal de Jataí (UFJ). O Pibid é uma iniciativa que visa valorizar a formação inicial e continuada de professores e professoras, proporcionando aos/às estudantes de licenciatura da UFJ uma vivência prática nas escolas das redes de educação estadual e municipal de Jataí. Aqui, você encontrará informações sobre nossos projetos, equipe, atividades e resultados que contribuem para a qualidade da educação básica em nossa região.
Sobre o Pibid
O que é o Pibid?
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência é uma política pública criada para fortalecer a formação de professores e estimular a carreira docente. Coordenado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o programa proporciona aos estudantes de licenciatura uma imersão no ambiente escolar desde os primeiros semestres do curso, favorecendo o diálogo entre teoria e prática.
Histórico do Pibid na UFJ
A UFJ, na sua busca pelo crescente aperfeiçoamento das licenciaturas e a excelência da qualidade da formação de docentes em nível superior para atuação na educação básica, é comprometida com a participação em programas e ações que busquem oferecer melhor qualificação aos professores, tal como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid.
Assim, desde 2009, enquanto ainda Câmpus Avançado de Jataí, da UFG, a participação nos editais do Pibid tem proporcionado o envolvimento de estudantes dos cursos de licenciatura em vivências e práticas pedagógicas nas escolas do município.
Em 2020, pela primeira vez, a UFJ participou com Projeto Institucional (PI) próprio dos Editais CAPES n. 01/2020 e nº 02/2020, do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e Pibid, respectivamente. No Pibid, 04 subprojetos disciplinares e 01 interdisciplinar enfrentaram o desafio de realizar remotamente uma edição completa do programa. O mesmo ocorreu com o PRP. O PI da UFJ foi contemplado com 48 cotas de bolsas para o PRP e 72 bolsas de iniciação à docência para o Pibid.
Em 2022, a UFJ realizou sua participação mais ampla até então, com o envolvimento de todas as licenciaturas, em 05 subprojetos no Pibid e 03 no PRP, totalizando 165 bolsas de iniciação à docência. Além disso, a UFJ foi destaque nos editais Capes, obtendo 1º e 2º lugar, respectivamente, no PRP e Pibid, entre aproximadamente 300 instituições de ensino superior em todo o Brasil.
Entre 2024 e 2026, o Pibid pretende dar continuidade ao protagonismo da UFJ no processo de formação docente em Goiás. Através de mais uma participação de destaque no Edital Pibid CAPES 10/2024, 240 bolsas foram disponibilizadas aos estudantes de todos os 10 cursos de licenciatura.
Na UFJ, o Pibid tem se destacado como uma ferramenta essencial para a integração entre universidade e comunidade. Desde sua implementação, o programa tem contribuído para a formação de futuros professores, impactando positivamente tanto os licenciandos quanto as escolas parceiras.
Objetivos do Pibid
1) Promover a imersão mútua de estudantes e docentes nos contextos das escolas e da universidade, prezando pelo trabalho coletivo, colaborativo e interdisciplinar;
2) Incentivar e agregar qualidade à formação inicial de professores e à formação continuada de docentes da educação básica por meio da unidade teoria-prática, do protagonismo nos processos educativos, do combate às desigualdades sociais e educacionais e da prática contextualizada às temáticas emergentes no cenário educacional e sociocultural do país; e
3) Contribuir para a valorização da educação pública, do magistério e das licenciaturas por meio do compromisso com a qualidade da formação inicial e continuada, com a gestão democrática, com a promoção do pluralismo de ideias e com a reflexão sobre as dimensões pedagógicas, políticas, éticas e estéticas da prática docente.