Requisitos e Informações para Estudantes da UFJ

REQUISITOS

Para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica o estudante de graduação deve ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

ORIENTAÇÕES

1. Estudante busca informações sobre o curso e as disciplinas no site das Instituições participantes do Programa de Mobilidade.
2. Estudante elabora junto ao Coordenador de seu curso na UFJ, um plano de estudos para o período desejado da mobilidade.
3. O Coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.
4. O Coordenador de curso, juntamente com o aluno, abre processo via SEI (peticionamento eletrônico). Preenche o formulário de Mobilidade (clique aqui), anexa o Histórico atualizado obtido via SIGAA, Plano de trabalho, documentos pessoais do estudante (RG, CPF e Título de eleitor) e Certidão de ata do Conselho Diretor.
5. A Coordenação de Mobilidade da UFJ recebe o processo e verifica os documentos. Em seguida, a Coordenação de Mobilidade encaminhará à Instituição de destino para análise da solicitação de mobilidade.
6. Após a resposta da Instituição de destino pretendida, a Coordenação de Mobilidade da UFJ entrará em contato com o(a) estudante para informar os próximos passos.

IMPORTANTE:

• Leia o acordo da Mobilidade pretendida (PMIPES ou PME).
• Busque informações adicionais no site da Coordenação de Mobilidade da IES pretendida. Algumas IES fazem exigências adicionais que podem ser solicitadas após o envio da documentação, e eventualmente o aumento dos prazos gerados por esse evento pode até mesmo inviabilizar o pedido da Mobilidade.
• Verifique os Calendários Acadêmicos das IES de origem e de destino. Devido a Pandemia, muitas IES estão com o Calendário Acadêmico desencontrados. Por isso é importante que o estudante analise se a participação na Mobilidade contribuirá para a sua formação acadêmica. A sua coordenação de curso poderá ajudá-lo a ponderar sobre.

DOCUMENTOS E TUTORIAIS:

Acordo PMIPES (clique aqui)

Acordo PME (clique aqui)

Termo de adesão da UFJ ao PME (clique aqui)

Formulário de Mobilidade (clique aqui)

Como realizar Peticionamento Eletrônico (clique aqui)

PRAZOS

Cada Instituição de Ensino tem seus próprios prazos para receber solicitações de Mobilidade Acadêmica. Portanto, recomendamos que acessem as informações relativas a prazos para solicitação na página da Instituição de Ensino de destino.