informe

UFJ participa de reunião conjunta entre Instituições de Ensino Superior do estado de Goiás para discutir o futuro dos cursos de Licenciatura

No último dia 15 de agosto de 2022, a Universidade Federal de Jataí (UFJ) participou de uma reunião na Faculdade de Educação em Goiânia, juntamente com representantes das principais instituições de ensino superior (IES) do estado de Goiás, para discutir o atual cenário de políticas públicas para a formação de professores no Brasil. Estiveram presentes também representantes do Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Federal de Goiás.

A publicação das resoluções CNE/CP nº 02, de 20 de dezembro de 2019, e CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020, que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para os processos de formação inicial e continuada de professores para a educação básica, traz impactos significativos aos cursos de licenciaturas. Várias entidades têm se colocado contrárias à implementação destas normativas, apontando retrocessos e consequências drásticas para a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Em especial, a publicação da Nota Técnica CNE/CP publicada em 6 de julho de 2022, trouxe ainda mais preocupação com o reforço da necessidade de implantação das referidas resoluções.

Representada pelo diretor de ensino da Pró-Reitoria de Graduação, Prof. Dr. Rafael Siqueira Silva, pela diretora da Unidade Acadêmica Especial de Educação, Profa. Dra. Eva Aparecida de Oliveira, e pelo coordenador do curso de Pedagogia, Prof. Dr. Claudionor Renato da Silva, a UFJ apresentou as medidas adotadas para discussões internas na instituição e se comprometeu em participar de uma agenda de trabalho entre as instituições com o objetivo de fortalecer os cursos e buscar novas alternativas para enfrentamento coletivo deste cenário.

Ação UFJ 001

Ação UFJ 003