Resumo da Reunião da Câmara Superior de Graduação do dia 23 de Junho de 2020

A Câmara Superior de Graduação teve sua última reunão no dia 23 de Junho de 2020 e pode ser acompanhada na íntegra por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=YzNoJ_OoL-Y&feature=youtu.be, Seguem abaixo alguns dos tópicos discutidos e deliberados.

1) As duas minutas apreciadas foram aprovadas:

a) Resolução que dispõe sobre oferta de estágios como disciplinas de inverno aos cursos das áreas de Saúde e demais cursos ofertados pela UFJ, desde que sejam realizados em concedentes cujas atividades sejam consideradas essenciais. Essa minuta foi aprovada também na Reunião do CONSUNI (Conselho Universitário) de 24 de Junho de 2020. Acompanhe a reunião na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=bilvKmjWbV0&feature=youtu.be

b) Resolução que dispõe sobre o Núcleo Docente Estruturante dos cursos de graduação da UFJ.

2) O Grupo de Trabalho (GT) de diagnóstico apresentou seu trabalho realizado até então. Já foi formulado e enviado para os docentes o formulário sobre as condições para um eventual retorno às atividades de ensino de forma remota. Esse formulário servirá para se entender as condições dos docentes. Um formulário análogo está em vias de ser finalizado e será enviado aos discentes.

A coordenadora do GT, Profa. Kamila Coelho, esclareceu que é solicitada a matrícula SIAPE (Sistema Integrado de Administração de Pessoal) no formulário para que seja garantido que apenas docentes da UFJ tenham respostas válidas e além disso para que cada docente responda apenas uma vez. O TAE Daniel Silva Carvalho explicou que um número digitado no campo do SIAPE que não coincida com os SIAPEs dos docentes da UFJ invalida o formulário. Além disso, se um segundo formulário com o mesmo número SIAPE for preenchido, também será inválidado. Após o preenchimento, o Daniel continuou explicando que ele removerá o campo do SIAPE dos formulários válidos antes de enviar os resultados para o GT. Isso garante a condição anônima dos formulários, pois o GT, não possuindo acesso ao número SIAPE, não terá como identificar nenhum dos respondentes.

3) O Prof. Paulo Freitas Gomes deu o informe sobre o GT de estudo da realidade das universidades públicas que já adotaram o ensino remoto. Inicialmente foi divulgado que 9 universidades já retornaram as atividades dessa forma e outras 6 estão em processo de implantação. A maioria delas está utilizando a plataforma Google Suite para as atividades online. Além disso, foi mencionada e discutida a Portaria n. 544 do MEC, que autoriza as atividades remotas em tempos de pandemia.

4) Também foram informadas as reuniões que ocorreram com Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) sobre estudos das resoluções aprovadas e em construção. No dia 16 de Junho de 2020 houve um estudo sobre a Instrução Normativa PROGRAD/UFJ Nº 01/2020 e em 19 de Junho de 2020 uma reunião com NDEs sobre a elaboração da Resolução da Extensão como Componente Curricular. Durante a reunião da Câmara Superior, houve também o informe sobre as data da próxima reunião com NDEs dos cursos de Licenciatura para estudo da Resolução CNE/CP N. 2, de 20 de Julho de 2019 (BNC – Formação) e da Prática como Componente Curricular, que ocorreu no dia 24 de Junho de 2020. O vídeo da reunião está disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Z5LfXfdCH0x9sr2W2bdaRLg_Pc-gT2Tj/view.

Categorias: Notícias Noticias Noticia NOTÍCIA