Coordenação de políticas de ingresso e de acompanhamento de egressos

Realizar diagnósticos sobre políticas de ingresso relacionadas aos índices de preenchimento de vagas, perfil dos estudantes e demandas regionais; Criar e fortalecer parceria com a PROECE, para consolidar o programa "Vem pra UFJ!”, a fim de fomentar a entrada;

Elaborar, em parceria com profissionais de tecnologia da informação da UFJ, um sistema informatizado acompanhamento dos egressos, de forma haja benefícios ao se associarem e atualizarem suas informações.

Atribuição- Diagnósticos Ações Imediatas:

Atuar junto ao CGA, instruindo os candidatos e sanando dúvidas sobre o SiSu Ações a médio e longo prazo: Diagnosticar, após o levantamento de dados nas esferas local, regional e nacional, da necessidade de aderir a um vestibular próprio na UFJ. Diagnosticar as razões da baixa entrada em cursos específicos e, conjuntamente, buscar alternativas para o incremento de entrada. Diagnosticar dados de retenção e evasão da UFJ.

Atribuição- Incremento da entrada e combate à retenção e evasão: Ações Imediatas:

Conjuntamente à PROECE, preparar a atuação do Programa “Vem pra UFJ!”, aumentando a entrada de profissionais e discentes da UFJ nas escolas, apresentando os cursos e projetos desenvolvidos;

Ações a médio e longo prazo:

Junto à SECOM e conjuntamente aos meios de comunicação acessados pela população, fortalecer a imagem dos cursos com baixa entrada, promovendo o fortalecimento da imagem desses cursos perante à sociedade. Criar oportunidades de entrada de profissionais da UFJ em entrevistas à rádio e televisão, a fim de divulgar a excelência do ensino aqui desenvolvido, assim como das pesquisas científicas. Junto à PRAE, institucionalizar políticas de combate à evasão. Criar uma Liga pró-Ensino Público no Sudoeste Goiano, em que os estudos sobre a baixa procura, retenção e evasão estejam associados à pesquisa científica acerca da Formação de Professores. Esse Grupo de Trabalho será cadastrado na CAPES, sob liderança da UFJ, e pretende, também, fomentar a possibilidade da criação de Mestrados Profissionalizantes na UFJ (PROF’S), como forma de fortalecer o Ensino Médio nas esferas local e regional.

Atribuição- Acompanhamento de egressos Ações Imediatas: Solicitar, junto ao CGA, os dados os egressos dos últimos 5 anos, entrar em contato oficialmente e convidar a se associarem a um Programa de Egressos, para, junto à SECOM, implementar a divulgação da atuação profissional perante à sociedade.

Ações a médio e longo prazo:

Criar um sistema informatizado de acompanhamento de egressos, que deverá fornecer à UFJ diagnósticos de conclusão por curso, análises de empregabilidade, locais de atuação dos profissionais oriundos da UFJ, para investigação dos pontos fracos e fortes, a fim de subsidiar políticas de ensino. Promover eventos na UFJ, com a presença de egressos, a fim de que haja um vínculo entre esses profissionais e a formação continuada.