Assessoria

A Assessoria de Graduação do Campus Jataí/UFG tem como atribuições supervisionar e coordenar as atividades de ensino da graduação, no âmbito dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado, do Campus Jataí, promovendo as condições necessárias à consecução dos objetivos da UFG nesta área.

 

 

                                                           

CURSOS DE GRADUAÇÃO – LICENCIATURA E BACHARELADO

 

  1. Coordenar, orientar e avaliar as atividades didático-pedagógicas dos cursos do Campus Jataí, da Universidade Federal de Goiás, tendo em vista as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais e as Resoluções da UFG.
  2. Realizar um levantamento das necessidades de cada curso, tendo em vista o planejamento de ação anual desta assessoria.
  3. Apoiar os eventos científicos promovidos pelos cursos, contribuindo para que se efetivem conforme os planos de trabalhos apresentados.
  4. Apresentar propostas e projetos voltados para a área do ensino.
  5. Assessorar a elaboração dos Projetos Pedagógicos de Cursos.
  6. Assessorar a utilização do RGCG, conforme as orientações da PROGRAD/UFG, assegurando a promoção de cursos de capacitação permanente para os coordenadores e secretários de cursos.
  7. Estimular a cooperação mútua entre os cursos do Campus, entre os cursos do Campus e os cursos da UFG de Goiânia, Catalão e Goiás, buscando a troca de experiências tendo em vista o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Campus Jataí.
  8. Buscar recursos junto a Direção do CAJ, a Reitoria e a outros órgãos para atualizar o acervo bibliográfico dos cursos, de forma quer venham atender a médio prazo as necessidades dos alunos e também todos os padrões de exigência do INEP/MEC.
  9. Promover, através de convênios, trabalhos de cooperação mútua entre outras Universidades brasileiras e estrangeiras.
  10. Garantir aos alunos e professores o pleno atendimento de suas necessidades junto às secretarias e coordenações de cursos, buscando a devida adequação para o funcionamento das mesmas nos horários de funcionamento das aulas e das atividades dos cursos.
  11. Discutir e orientar a política de contratação de professores e distribuições de carga horária.
  12. Consolidar a implantação dos Núcleos de Desenvolvimento Estruturante – NDE - de cada curso.
  13. Orientar a elaboração do Regimento Interno do NDE de cada curso.
  14. Criar o Núcleo de Apoio ao Discente (NAD) para orientação de alunos no que se refere ao desenvolvimento didático pedagógico.
  15. Criar o Núcleo de Apoio Pedagógico ao Docente (NAPED) para orientar os professores em suas ações didático-pedagógicas, oferecendo apoio e cursos de aperfeiçoamento em serviço, considerando as necessidades apresentadas pelos docentes e coordenadores de cursos.
  16. Promover encontros sistemáticos, abordando temas atuais, para o atendimento das necessidades didático pedagógicas dos professores.
  17. Coordenar e apoiar as atividades do Curso de Docência no Ensino Superior para os professores em Estágio Probatório.
  18. Estimular, viabilizar e fomentar, na comunidade acadêmica e junto aos diferentes setores da sociedade, a integração da Universidade com instituições de ensino, empresas, associações e outras, sugerindo mecanismos que favoreçam a melhoria de ensino, através de atividades de Estágios e/ou outros.
  19. Propor aos órgãos competentes a adoção de medidas necessárias à estruturação curricular dos cursos em seus aspectos legais, formais, pedagógicos, ao aperfeiçoamento da administração acadêmica, à expansão quantitativa do quadro docente e à melhoria das condições materiais do ensino.
  20. Discutir, elaborar e implantar uma política de nivelamento dos alunos que apresentarem defasagem de conteúdos.
  21. Criar o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em LIBRAS para atender às necessidades dos cursos do Campus Jataí e a comunidade de Jataí de cidades vizinhas.
  22. Estimular e viabilizar atividades conjuntas com as demais Assessorias do CAJ/UFG e Pró-reitorias/UFG, buscando integrar concepções e práticas universitárias, facilitando a construção de uma visão globalizada da universidade e, também a racionalização de recursos.
  23. Proporcionar aos secretários de cursos momentos de formação continuada e/ou aperfeiçoamento em serviço, tendo em vista o aprimoramento do atendimento ao discente, ao docente e à comunidade.
  24. Propor medidas necessárias à adequação de disciplinas, pré-requisitos, estruturas curriculares, semestralização, equivalências, aproveitamento de estudos, bem como a integralização de disciplinas afins.
  25. Promover programas de monitoria, buscando aumentar o número de monitores em cada curso.
  26. Fornecer à Direção do Campus, subsídios para a definição de políticas e fixação de diretrizes, tendo em vista o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.
  27. Coordenar os estudos e a orientação para uma expansão consciente e planejada de cursos no CAJ/UFG.
  28. Apresentar um Relatório Anual à Direção e aos Coordenadores de cursos das atividades realizadas pela Assessoria de Graduação.
  29. Planejar junto à Direção a busca de recursos humanos, materiais e financeiros necessários à operacionalização dos programas/projetos desenvolvidos pela Assessoria de Graduação.
  30. Comparecer, sempre que possível, em todas as solenidades que envolvam as ações de ensino.
  31. Promover a integração de atividades entre os diversos cursos do Campus.
  32. Apoiar as iniciativas de ensino desenvolvidas pelos docentes e discentes.
  33. Assessorar os coordenadores em ações que garantam e assegurem a plena realização das avaliações do ENADE - INEP/MEC.
  34. Zelar pelo cumprimento do Calendário Acadêmico da UFG.
  35. Presidir a abertura de eventos na ausência do Diretor e Vice-Diretor.
  36. Presidir e coordenar as reuniões da Mini-câmara de Graduação do Campus.
  37. Participar das reuniões da Câmara de Graduação em Goiânia e repassar aos coordenadores e professores todas as orientações recebidas.
  38. Coordenar e orientar, juntamente com a Secretária Acadêmica, os secretários e coordenadores de cursos o processo de matrícula em cada semestre letivo.
  39. Incentivar e divulgar as atividades do PROLICEN no interior dos cursos, buscando aumentar o número de bolsas e projetos.
  40. Incentivar e criar um evento para que se discuta a Pesquisa na Graduação, envolvendo todos os cursos do Campus.
  41. Incentivar e apoiar a participação dos alunos dos cursos de Graduação em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais.
  42. Participar de comissões na PROGRAD/UFG em Goiânia, como forma de assegurar a efetiva participação do Campus nas discussões no que se refere ao ensino da graduação.
  43. Orientar, juntamente com a Secretária Acadêmica, os coordenadores de cursos e secretários, as alterações apresentadas no SAG.