Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

Órgão de fomento à educação superior inclusiva aos estudantes com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, altas habilidades e super dotação por meio da eliminação/minimização de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas, informacionais e comunicacionais. Tem como foco o respeito às diferenças, buscando formação e a sensibilização da comunidade acadêmica, bem como a aquisição de recursos e tecnologias assistivas para o acesso a todos os espaços, ambientes, ações e processos educativos desenvolvidos na instituição.

As diversas ações do NAI:
a) Conscientizar a comunidade universitária do direito das pessoas com deficiência e do processo de inclusão em um ensino superior público de qualidade, minimizando as barreiras atitudinais.
b) Oferecer apoio diversos por meio de soluções para a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação, buscando seu ingresso, acesso e permanência., favorecendo a aprendizagem, no ambiente universitário.
c) Orientar as coordenações e professores dos cursos de graduação na adequação curricular para atender às especificidades do estudante com necessidade educacional especial;
d) Implantar e implementar a Política de Acessibilidade da UFJ, juntamente com os órgãos e pró reitorias desta Instituição, visando institucionalizar as ações já existentes e deslumbrando ações futuras nos vários níveis de instituição.

Contatos:

E-mail: nai.jatai@ufg.br