Tutorial para coordenador de curso: oferta de Núcleo Livre

• Estar disponível o módulo Portal Coord. Graduação Ícone do módulo Portal Coordenação de Graduação;
  • Estar  no prazo estabelecido no calendário acadêmico, no tópico: “Data limite para as coordenações de curso ofertarem turmas para o ... na Regional Jataí.”.

Observações gerais

• Após a oferta, o coordenador não conseguirá fazer a consulta ao Núcleo Livre (NL), pois o mesmo não fica vinculado a nenhuma matriz curricular;
    • Para consultas/alterações, entrar em contato com a PROGRAD, clicando AQUI.

Para iniciar uma oferta, clique no menu Turmas > Ofertar Turmas:

Imagem que contém o tutorial de oferta de núcleo livre, etapa 1

Posteriormente, será exibida uma lista geral de todas as disciplinas da Unidade Acadêmica do curso (NC, NE e NL). O primeiro passo é escolher a opção "--- APENAS COMPONENTES NL ---":

Imagem que contém o tutorial de oferta de núcleo livre, etapa 2

Em seguida, selecione o componente curricular a ser ofertado clicando na imagem Ícone selecionar. "Selecionar Componente" à direita.

Imagem que contém o tutorial de oferta de núcleo livre, etapa 3

Após selecionar o componente a ser ofertado, leia os dados do componente curricular selecionado. Na sequência, preencha os campos referentes aos dados gerais da turma. Os campos marcados com Ícone estrela (que representa obrigatóriadade). são de preenchimento obrigatório.

No campo Tipo da Turma selecione o tipo correspondente à turma, sendo Regular a turma ofertada regularmente no semestres letivo, e Verão/Inverno a turma ofertada em períodos de férias.

No campo Curso Responsável Pela Oferta, selecione o curso ofertante.

Em Campus, sempre selecione Jataí-Jatobá, até mesmo se a disciplina for ministrada na Campus Riachuelo.

No campo Total de Vagas, indique o número de vagas.

O campo Local é texto livre. Para facilitar o preenchimento adote o modelo a seguir com uso de abreviaturas:

Sl. 08 - CA 1

onde:

Sl. - Local da aula, utilizando Sl. para Sala, Lab. para Laboratório e Aud. para Auditório;

08 - Número ou Nome do local da aula;

CA 1- Sigla da Central de Aulas (CA 1, CA2, CA 3 - Riachuelo) ou bloco do local da aula;

Impedir Matrícula on-line: a opção “Sim” deverá ser marcada apenas nos casos em que a matrícula será realizada pela coordenação de curso. A oferta da turma não será visualizada pelos discentes nos períodos de matrícula.

Ao finalizar o preenchimento, clique em "Próximo Passo >>":

Imagem que contém o tutorial de oferta de núcleo livre, etapa 4

Na grade de horários, marque os horários das aulas nas caixas de checagem. Veja como funciona o horário:

Cada dia é representado por um número:2 para segunda-feira, 3 para terça-feira e assim sucessivamente. O sábado é representado pelo número 7.

O período é representado pelas letras: M - matutino; V - vespertino; N - noturno.

Cada caixa de checagem corresponde a uma hora/aula (16 horas semestrais) e é representada por número sequencial (a primeira faixa de horário de cada turno corresponde ao primeiro horário de aula do respectivo turno).

Por exemplo: se as aulas forem na terça e quinta, no período matutino, das 07:30 às 08:20 e das 08:20 às 09:10, o horário será expresso da seguinte maneira: 35M12.

Marque as caixas de checagem, que correspondem o horário do Núcleo Livre. Depois clique em "Próximo Passo >>".

Imagem que contém o tutorial de oferta de núcleo livre, etapa 5Obs.: o período letivo regular da UFG possui 16 semanas, assim, cada horário selecionado representa 16 horas. Para um componente de 32h temos 32/16 = 2, logo será selecionado dois horários por semana.

Para vincular um docente a uma turma, primeiro escolha uma das opções: “Somente da minha unidade” ou “Somente externos”. Digite o nome do docente a ser vinculado e selecione uma das opções listada pelo sistema. Preencha a carga horária teórica e/ou prática e clique em "Adicionar", o sistema irá adicionar o docente.

Obs: é possível ofertar a turma sem vincular o docente.

Imagem que contém o tutorial de oferta de núcleo livre, etapa 6ATENÇÃO: observar a divisão das cargas horárias teóricas e práticas.

Em seguida, clique no botão "Próximo Passo >>":

Imagem que contém o tutorial de oferta de núcleo livre, etapa 7

Para visualizar outros exemplos para lançamento de carga horária dos professores, veja os tutoriais (Vinculação de docentes em turmas ofertadasTurmas com dois ou mais docentes com carga horária dividida)

Verifique se os dados da oferta estão corretos e clique em “Cadastrar” para finalizar a oferta. Caso necessário, retorne aos passos anteriores para modificar os dados.

Imagem que contém o tutorial de oferta de núcleo livre, etapa 8