Tutorial para coordenador de curso: matrícula de aluno

Pré-requisitos para seguir o tutorial

• Estar logado no sistema SIGAA;
  • Estar disponível o módulo Portal Coord. Graduação Ícone do módulo Portal Coordenação de Graduação;
  • O coordenador a qual a disciplina foi vinculada à matriz fará a matrícula do aluno na turma.
    • Veja o exemplo abaixo:Imagem do tutorial para explicar o pré-requisito
      • O coordenador da Agronomia que fará os ajustes de matrícula nesta disciplina.

Passo-a-passo

ATENÇÃO: Não utilizar a opção de Matricular Aluno Ativo. Matriculas efetuadas nesta função ficarão com o status "em espera".

A Matrícula é feita unicamente pela opção "Matricular em Lote", pois permite ao coordenador de curso realizar uma única matrícula ou um conjunto de matrículas em uma ou várias turmas em uma única ação. Clique no menu Matrículas > Matricular em lote.

Imagem do tutorial da matrícula de aluno, etapa 1.

Selecione o "Curso Responsável pela Oferta" e clique em Buscar. A seguir serão apresentados todos os componentes currículares vinculados ao curso selecionado. Selecione a(s)  turma(s) desejadas e clique em "Adicionar Turmas" e, depois,  clique em "Selecionar Discentes >>".  Como a imagem abaixo:

Imagem do tutorial de Matricula de aluno, etapa 2

Posteriormente, selecione o "Curso" ou preencha alguma outra opção apresentada e clique em "Buscar",  para mostrar os discentes. Escolha marcando a caixa de selação o(s) discente(s) para ser(em) adicionado(s) e clique em "Adicionar Disccentes". E, por fim, pressione o "Próximo Passo >>".

matricula_de_aluno_3_x_v2

Obs.: também é possível escolher qualquer discente de qualquer outro curso/unidade acadêmica diferente do curso do coordenador.

Clique em "Confirmar" para efetuar a matrícula do(s) discente(s).

Imagem do tutorial de Matricula de aluno, etapa 4