Tutorial para coordenador de curso: solicitação para Abertura de Turma

• Estar disponível o módulo Portal Coord. Graduação Ícone do módulo Portal Coordenação de Graduação;
  • Estar no prazo estabelecido no calendário acadêmico, no tópico: Período de matrícula de estudantes ingressantes pelo ... na Regional Jataí”.
  • O componente curricular deve estar de acordo/previsto no PPC do curso solicitante.

A solicitação para abertura desse tipo de turma ocorre em dois momentos: primeiro, o Coordenador do Curso solicita, via SIGAA, a turma e, em um segundo momento, o Vice-Chefe da UAE responsável aprova a solicitação, também via SIGAA.

Na demostração abaixo, o Coordenador do Curso Zootecnia solicitará a abertura da turma do componente curricular IBI0060, que é de responsabilidade do UAE de Ciências Biológicas.

Para o Coordenador de Curso fazer a solicitação, é necessário clicar no menu "Turmas > Solicitar Abertura de Turmas Regulares".

Imagem de Solicitação para abertura de turma, etapa 1x

Posteriormente, será exibida uma lista geral de todas as disciplinas da Unidade Acadêmica do curso (NC, NE e NL). O primeiro passo é escolher a matriz do componente curricular a ser ofertado.

solicitação de turma v2 imagem 1

Em seguida, selecione o componente curricular a ser ofertado clicando no ícone Ícone selecionar. à direita.

solicitação de turma v2 imagem 2

Após selecionar o componente a ser ofertado, leia os dados do componente curricular selecionado. Na sequência, preencha os campos referentes aos dados gerais da turma. Os campos marcados com Ícone estrela (que representa obrigatóriadade). são de preenchimento obrigatório.

solicitação de turma v2 imagem 3

No campo Matriz escolha a matriz para a qual será adicionada a oferta. Indique a quantidade de vagas para a matriz no campo "Vagas para esta matriz". Clique em "Adicionar Oferta para a Matriz".

solicitação de turma v2 imagem 4

A tela será atualizada e mostrará a Matriz para a qual a oferta foi adicionada. A oferta poderá ser adicionada para mais de uma Matriz.

No campo Matrizez Curriculares Equivalentes escolha a matriz equivalente, caso tenha, para a qual será adicionada a oferta. Indique a quantidade de vagas para a matriz no campo "Vagas para esta matriz". Clique em "Adicionar Oferta para a Matriz".

solicitação de turma v2 imagem 6

Obs.: Este campo é opcional. Veja que neste exemplo será reservado 5 vagas para alunos da matriz equivalente. Caso não tenha alunos em outras matrizes equivalentes, não é necessário o preenchimento deste campo.

A tela será atualizada e mostrará a Matriz Equivalente para a qual a oferta foi adicionada. A oferta poderá ser adicionada para mais de uma Matriz Equivalente. Com a(s) Matriz(es) Equivalente(s) adicionada(s), clique em “Próximo Passo” para definir os horários das aulas.

solicitação de turma v2 imagem 7

Na grade de horários, marque os horários das aulas nas caixas de checagem. Veja como funciona o horário:

Cada dia é representado por um número:2 para segunda-feira, 3 para terça-feira e assim sucessivamente. O sábado é representado pelo número 7.

O período é representado pelas letras: M - matutino; V - vespertino; N - noturno.

Cada caixa de checagem corresponde a uma hora/aula (16 horas semestrais) e é representada por número sequencial (a primeira faixa de horário de cada turno corresponde ao primeiro horário de aula do respectivo turno).

Por exemplo: se as aulas forem na terça, no período matutino, das 07:30 às 10:20, o horário será expresso da seguinte maneira: 3M123.

Marque as caixas de checagem. Definido o horário, clique em “Próximo Passo”.

Imagem de Solicitação para abertura de turma, etapa 7

Selecione a opção "Definido pelo Vice-Diretor". Pois o vice chefe/chefe de unidade poderá agrupar diferentes solicitações para o mesmo componente curricular e escolher um local físico adequado para atender a demanda de vários cursos. Em seguida clique em "Próximo Passo >>".

solicitação de turma v2 imagem 9

Por fim, clique em "Cadastrar Solicitação de Turma".

solicitação de turma v2 imagem 10

Observação: caso o componente currícular tenham subturmas (turmas agrupadoras), é necessário repetir este procedimento a cada nova subturma, matendo-se o horários comuns das aulas teóricas e modificando apenas os horários das práticas, como apresentado neste tutorial AQUI.

Clique aqui para visualizar o tutorial do vice-diretor, para aceitar a solicitação criada neste tutorial.