Tutorial para coordenador de curso: solicitação para Abertura de Turma
Pré-requisitos para seguir o tutorial
- Estar logado no sistema SIGAA;
- Estar disponível o módulo Portal Coord. Graduação ;
- Estar no prazo estabelecido no calendário acadêmico.
- O componente curricular deve estar de acordo/previsto no PPC do curso solicitante.
Passo-a-passo
A solicitação para abertura desse tipo de turma ocorre em dois momentos: primeiro, o Coordenador do Curso solicita, via SIGAA, a turma e, em um segundo momento, o Vice- Diretor da UA responsável aprova a solicitação, também via SIGAA.
Na demonstração abaixo, o Coordenador do Curso Zootecnia solicitará a abertura da turma do componente curricular IBI0060, que é de responsabilidade do UA de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Para o Coordenador de Curso fazer a solicitação, é necessário clicar no menu "Turmas > Solicitar Abertura de Turmas Regulares".
Posteriormente, será exibida uma lista geral de todas as disciplinas da Unidade Acadêmica do curso (NC, NE e NL). O primeiro passo é escolher a matriz do componente curricular a ser ofertado.
Em seguida, selecione o componente curricular a ser ofertado clicando no ícone à direita.
Após selecionar o componente a ser ofertado, leia os dados do componente curricular selecionado. Na sequência, preencha os campos referentes aos dados gerais da turma. Os campos marcados com são de preenchimento obrigatório.
No campo Matriz escolha a matriz para a qual será adicionada a oferta. Indique a quantidade de vagas para a matriz no campo "Vagas para esta matriz". Clique em "Adicionar Oferta para a Matriz".
A tela será atualizada e mostrará a Matriz para a qual a oferta foi adicionada. A oferta poderá ser adicionada para mais de uma Matriz.
No campo Matrizes Curriculares Equivalentes escolha a matriz equivalente, caso tenha, para a qual será adicionada a oferta. Indique a quantidade de vagas para a matriz no campo "Vagas para esta matriz". Clique em "Adicionar Oferta para a Matriz".
Obs.: Este campo é opcional. Veja que neste exemplo será reservado 5 vagas para alunos da matriz equivalente. Caso não tenha alunos em outras matrizes equivalentes, não é necessário o preenchimento deste campo.
A tela será atualizada e mostrará a Matriz Equivalente para a qual a oferta foi adicionada. A oferta poderá ser adicionada para mais de uma Matriz Equivalente. Com a(s) Matriz(es) Equivalente(s) adicionada(s), clique em “Próximo Passo” para definir os horários das aulas.
Na grade de horários, marque os horários das aulas nas caixas de checagem. Veja como funciona o horário:
Cada dia é representado por um número:2 para segunda-feira, 3 para terça-feira e assim sucessivamente. O sábado é representado pelo número 7.
O período é representado pelas letras: M - matutino; V - vespertino; N - noturno.
Cada caixa de checagem corresponde a uma hora/aula (16 horas semestrais) e é representada por número sequencial (a primeira faixa de horário de cada turno corresponde ao primeiro horário de aula do respectivo turno).
Por exemplo: se as aulas forem na terça, no período matutino, das 07:30 às 10:20, o horário será expresso da seguinte maneira: 3M123.
Marque as caixas de checagem. Definido o horário, clique em “Próximo Passo”.
Selecione a opção "Definido pelo Vice-Diretor". Pois o vice-diretor da unidade poderá agrupar diferentes solicitações para o mesmo componente curricular e escolher um local físico adequado para atender a demanda de vários cursos. Em seguida clique em "Próximo Passo >>".
Por fim, clique em "Cadastrar Solicitação de Turma".
Observação: caso o componente curricular tenham subturmas (turmas agrupadoras), é necessário repetir este procedimento a cada nova subturma, mantendo os horários comuns das aulas teóricas e modificando apenas os horários das práticas, como apresentado neste tutorial AQUI.
Clique aqui para visualizar o tutorial do vice-diretor, para aceitar a solicitação criada neste tutorial.