Logo UFG

Programa de Mobilidade Estudantil (PME) e Programa de Mobilidade entre as Instituições de Públicas de Ensino Superior no Estado de Goiás (PMIPES)

Atualizado em 12/01/18 15:26.

O Programa de Mobilidade Estudantil (PME) é regulamentado por convênio celebrado entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) signatárias, a fim de fomentar a mútua cooperação técnico-científica entre as mesmas. Este convênio possibilita que discentes de graduação devidamente matriculados possam cursar componentes curriculares nas IFES participantes por um período de dois semestres letivos. Já o PMIPES/GO tem como objetivo propiciar aos estudantes de graduação da UFG, IF Goiano, IF Goiás, e UEG, regularmente matriculados, a possibilidade de cursarem componentes curriculares, de seu curso, em instituição diferente da sua de origem por até três semestres letivos consecutivos.

Convênio PME

Clique aqui para ver o folder do PME

Acordo de Cooperação PMIPES/GO

Condições para participar

O aluno deve atentar-se ao disposto na Resolução 627 (PME) ou no Acordo de Cooperação (PMIPES/GO) e seguir os passos descritos pela Coordenadora dos Programas de Mobilidade na UFG:

- Iniciar o pedido na Coordenação do Curso: O aluno solicita ao Coordenador do Curso sua participação no PME ou PMIPES/GO, e este, analisa seu pedido observando se atende ao disposto nas Resoluções pertinentes e ao Projeto Pedagógico do Curso, no que tange aos seguintes aspectos:

- Deve ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade;

- Verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.

Após estes procedimentos, encaminhar, à Coordenadora dos Programas de mobilidade acadêmica na Regional Jataí UFG, a seguinte documentação:

- Formulário preenchido;

- Anuência do Conselho Diretor da Unidade Acadêmica;

- Cópias dos seguintes documentos: R.G., CPF, Título de eleitor e Documento militar (sexo masculino);

- Histórico escolar (original);

- Carta de motivação;

- Ementas das disciplinas já cursadas.

Prazos para participar

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) na Regional Goiânia deve encaminhar para a Instituição de destino o pedido de mobilidade até dia 31 de maio e até 31 de outubro de cada ano para os semestres subsequentes. Os alunos interessados devem atentar-se aos procedimentos e condições para participar do PME ou PMIPES e entregar a documentação necessária na Coordenação de Graduação (COGRAD), com no mínimo 14 dias de antecedância do prazo determinado acima, pois os trâmites são feitos pela Coordenação do Programa na PROGRAD.

Formulários PME

Pedido de Solicitação de Participação no Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – Alunos(as) da UFG: PDF DOC

Pedido de Prorrogação de Participação no Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – Alunos(as) da UFG: PDF DOC

Pedido de Solicitação de Participação no Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – Alunos(as) de outras IFES: PDF DOC