Weby shortcut
Logo UFJ
Youtubeplay

Tutorial para coordenador de curso: turma agrupadora

Atualizado em 29/11/19 11:15.

Pré-requisitos para seguir o tutorial

  • Estar logado no sistema SIGAA;
  • Estar disponível o módulo Portal Coord. Graduação Ícone do módulo Portal Coordenação de Graduação;
  • Estar  no prazo estabelecido no calendário acadêmico, no tópico: “Data limite para as coordenações de curso ofertarem turmas para o ... na Regional Jataí.”;
  • A função "permitir a criação de subturmas desse componente" deve estar ativada. Caso não esteja, entrar em contato com a COGRAD.
    • Obs.: Se a função estiver ativada, durante o 2º passo do tutorial aparecerá esta janela. 

 

Passo-a-passo

     No exemplo a seguir, será adotado o cenário onde deverá ser ofertado o componente curricular Anatomia Vegetal, que possui carga horária de 64h, sendo 32h teóricas e 32h práticas. A sala em que será ministrada a aula teórica comporta 30 vagas e o laboratório onde ocorrerá a aula prática, comporta 15 vagas. Para atender essa demanda, oferte duas turmas agrupadoras com 15 vagas. Defina o horário/dia da semana da aula teórica, que será o mesmo para as duas turmas, e o horário/dia da semana da aula prática, que será diferenciado para as duas turmas. Vincule o docente para a aula prática e teórica.

 

1º passo

    Seguindo o cenário exposto, oferte uma turma normalmente, seguindo o fluxo da oferta de turma  e no campo “total de vagas” coloque apenas as vagas destinadas à primeira turma prática (neste caso 15 vagas). Neste exemplo, há apenas um professor responsável pela turma, assim, deve-se vincular o professor com cargas horárias completas: 32h teóricas e 32h práticas. Caso a disciplina seja compartilhada/dividida por mais de um professor, as cargas horárias devem ser lançadas de acordo com as horas ministradas por cada docente.

ATENÇÃO: a carga horária teórica deve ser lançada integralmente na primeira subturma. Nas demais subturmas, apenas atribua a carga horária prática.

Imagem do tutorial da turma agrupadora, etapa 2.

  

 

 

 

      O horário da turma, neste exemplo, ficou definido como a imagem abaixo:

Imagem do tutorial da turma agrupadora, etapa 2 parte 2.

 

 

 

 

passo

    Oferte a turma novamente utilizando o mesmo código do componente, atentando-se para a "Turma Agrupadora" sublinhada de vermelho em destaque. Clique no botão "Próximo Passo >>".

Turma agrupadora v2 imagem 1

      Caso as subturmas tenham no mínimo um horário em comum, deve-se marcar exclusivamente a primeira opção,  "Turma Agrupadora", independente da letra definida pelo sistema e da quantidade de subturmas.

     

 

 

     Na grade de horários, defina o horário das aulas teóricas (terça, 1º e 2º horários) e o horário das segunda turma de aulas práticas (quarta, 3º e 4º horários), como a imagem abaixo. Em seguida clique em no botão "Próximo Passo >>".

Obs: as aulas teóricas da segunda ou demais suturmas devem ser o mesmo horário da primeira subturma (veja a configuração de horário que foi colocado na primeira subturma, clicando aqui). Enquanto que os horários da segunda subturma prática devem ser diferentes.

Turma agrupadora v2 imagem 2

 

 

 

     Defina o docente responsável, lançando zero (0) na carga horária teórica e 32 horas na prática, clique em “Adicionar”.

     ATENÇÃO: A partir da segunda subturma lançar somente a carga horária prática.

Turma agrupadora v2 imagem 3

 

 

 

Em seguida, clique em "Próximo Passo >>".

Turma agrupadora v2 imagem 4

 

 

 

O campo Local é texto livre. Para facilitar o preenchimento adote o modelo a seguir com uso de abreviaturas:

Sl. 08 - CA 1

onde:

Sl. - Local da aula, utilizando Sl. para Sala, Lab. para Laboratório e Aud. para Auditório;

08 - Número ou Nome do local da aula;

CA 1- Sigla da Central de Aulas (CA 1, CA2, CA 3 - Riachuelo) ou bloco do local da aula;

 Em sequência, clique no botão "Próximo Passo >>":

Turma agrupadora v2 imagem 5

Obs.: a opção "Solicitar Local" não será utilizado, por enquanto, na regional Jataí. As reservas de salas serão realizadas pelo Sisreserva, clique AQUI para visualizar como cadastrar uma solicitação de reserva de sala.

 

 

 

         Por fim, clique no botão "Cadastrar", para finalizar a oferta da subturma da disciplina.

Turma agrupadora v2 imagem 7 

 

 

      

         Observe na imagem abaixo que está ofertada duas turmas agrupadoras (subturmas): B01 e B02.

         Os discentes dessas turmas se encontrarão no horário 3M12 (1º e 2º horário do período da manhã de terça-feira), para as aulas teóricas, totalizando 30 vagas.

Turma agrupadora v2 imagem 6