Logo UFJ

Programa de Mobilidade Interna (PMI)

Atualizado em 11/04/19 15:13.

O PMI permite que estudantes da graduação da UFG estudem em outra  Regional por um ou dois semestres letivos. As regionais participantes são: Catalão, Cidade de Goiás, Jataí e Goiânia.

Discentes interessados devem estar atentos ao  calendário acadêmico.

Instruções para participar do PMI:

1 - Elaborar junto ao coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.

2 - Acessar o link https://sei.ufg.br/ e criar uma senha de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

3 - Realizar o Peticionamento Eletrônico preenchendo os itens do formulário e anexando o histórico obtido por meio do SIGAA e os documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor).

4 - O pedido do estudante será analisado pela Coordenadoria de Monitoria e Mobilidade da UFG e encaminhado à Unidade Acadêmica de origem do estudante para assinatura eletrônica do coordenador do curso e inserção da certidão de ata do conselho diretor autorizando a solicitação do estudante.

5 - Em seguida o processo é remetido a Regional de destino para análise do pedido de mobilidade.

6 - A Coordenação do Curso de destino realizará análise dos pedidos e emitirá o parecer.

7 - Os alunos que receberem parecer favorável da Coordenação do Curso de destino deverão se candidatar às vagas disponíveis no edital que será publicado.

8 - As demais instruções serão informadas no Edital.

Perguntas e Respostas (FAQ)

Quem pode participar?

Estudantes da graduação com matrícula regular que tenham cursado o 1º, 2º e 3º períodos de seu curso ou integralizado, pelo menos, 27% do mesmo.

Não podem participar:

1) Estudantes que estão com matrícula trancada;

2) Estudantes que estão com interposição de recurso contra exclusão;

3) Estudantes com mais de três reprovações acumuladas nos dois períodos antecedentes à mobilidade.

Por quanto tempo dura a mobilidade?

A mobilidade pode durar de 1 a 2 semestres, mas não há prorrogação.

Posso me inscrever para qualquer curso?

Não. O Programa de Mobilidade atende às seguintes regras:

1) O estudante deve ser matriculado em curso com o mesmo nome do de origem;

2) A modalidade do curso do estudante na Regional de origem e de destino deve ser a mesma;

3) O grau do curso da Regional de destino deve ser o mesmo do da de origem.

Atendo todos os critérios. A minha inscrição garante a participação?

Não. A participação depende da quantidade de vagas oferecidas pelo curso, que pode corresponder, no máximo, a 10% do total de vagas. Além disso, caso haja muitas solicitações, há um processo de avaliação que atende aos seguintes critérios:

1) maior média relativa;

2) maior percentual de carga horária integralizada;

3) maior idade.

Estou no último período, posso participar?

Sim, mas sua colação de grau deverá acontecer em sua Regional de origem.

Quantas vezes ao ano acontece o processo seletivo para a participação no PMI?

Apenas uma vez. A data é definida no Calendário Acadêmico.

Tenho mais dúvidas em relação à participação no PMI, quem devo procurar?

Profa. Alana Flávia Romani

mobilidadeestudantiljatai@gmail.com