Logo UFJ

Programa de Mobilidade Estudantil (PME) e Programa de Mobilidade entre as Instituições de Públicas de Ensino Superior no Estado de Goiás (PMIPES)

Atualizado em 28/08/19 09:33.

O Programa de Mobilidade Estudantil (PME) é regulamentado por convênio celebrado entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) signatárias, a fim de fomentar a mútua cooperação técnico-científica entre as mesmas. Este convênio possibilita que discentes de graduação devidamente matriculados possam cursar componentes curriculares nas IFES participantes por um período de dois semestres letivos. Já o PMIPES/GO tem como objetivo propiciar aos estudantes de graduação da UFG, IF Goiano, IF Goiás, e UEG, regularmente matriculados, a possibilidade de cursarem componentes curriculares, de seu curso, em instituição diferente da sua de origem por até três semestres letivos consecutivos.

Convênio PME

Clique aqui para ver o folder do PME

Acordo de Cooperação PMIPES/GO

Condições para participar

O aluno deve atentar-se ao disposto na Resolução 627 (PME) ou no Acordo de Cooperação (PMIPES/GO) e seguir os passos descritos pela Coordenadora dos Programas de Mobilidade na UFG:

• Deve ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade;
  • Elaborar junto ao coordenador/a do curso um plano de estudos para o período desejado para realização da mobilidade estudantil. O coordenador deverá verificar a compatibilidade das disciplinas solicitadas para posterior aproveitamento.
  • Acessar o link https://sei.ufg.br/ e criar uma senha de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) conforme tutorial abaixo.
  • Realizar o Peticionamento Eletrônico preenchendo os itens do formulário e anexando o histórico obtido por meio do SIGAA e os documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor).

O pedido do estudante será analisado pela Coordenadoria de Monitoria e Mobilidade da UFG e encaminhado à Unidade Acadêmica de origem do estudante para assinatura eletrônica do coordenador do curso e inserção da certidão de ata do conselho diretor autorizando a solicitação do estudante.

Em seguida o processo é remetido a Instituição de destino para análise do pedido de mobilidade.

Tutorial - Realizar cadastro – Ambiente de acessos externo do SEI estudantes UFG - Graduação - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 1 - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - Parte 2 - Vídeo

Tutorial - Como realizar o Peticionamento - PDF

Prazo para participar do PME ou PMIPES/GO (2019/2)

• 15/04 - Início do período para estudantes da UFG e de outras IFES solicitarem participação no PME com ingresso para o 2º semestre/2019.
  • 17/05 - Término do período para estudantes da UFG solicitarem participação no PME com ingresso para o 2º semestre/2019.
  • 14/06 - Término do período de recebimento das documentações, de outras IPES, para participação no 2º semestre/2019.

Prazo para solicitar a prorrogação do PME ou PMIPES/GO (2019/2) - 17/05/19

Formulários PME

Modelo de Plano de Estudo para preenchimento junto ao Coordenador(a) do Curso antes de realizar o Peticionamento Eletrônico – Alunos(as) da UFG : DOC

Pedido de Prorrogação de Participação no Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – Alunos(as) da UFG: PDF DOC

Pedido de Solicitação de Participação no Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – Alunos(as) de outras IFES: PDF DOC

Pedido de Prorrogação de Participação no Programa de Mobilidade Estudantil (PME) – Alunos(as) de outras IFES: PDF DOC

Formulário de Cadastro - Alunos(as) de outras IFES aprovados na UFG: PDF DOC

Formulários PMIPES/GO

Formulário de Solicitação Prorrogação de Participação do PMIPES 2017: PDF DOC

Alunos de outras IFES

• O aluno solicita ao Coordenador do Curso da Instituição de origem sua participação no PME, instruído com as disciplinas que serão cursadas na UFG.
  • O referido Coordenador do Curso analisa o pedido do aluno verificando se atende ao disposto no Convênio ANDIFES de Mobilidade Estudantil e encaminha ao Coordenador do PME daquela instituição.
  • O Coordenador do PME da Instituição externa examina o pedido e envia ao Coordenador do PME da UFG.

Mais informações em: https://prograd.ufg.br/p/7193-programas-de-mobilidade-academica

Prof°. Alana Flávia Romani

mobilidadeestudantil.jatai@ufg.br