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Equipe

Equipe COGRAD Juntos

EQUIPE

Cargo Nomes Telefone e-mail
Pró-Reitora de Graduação Profª. Ma. Kamila Rodrigues Coelho (64) 3606-8254 cograd.jatai@ufg.br
Coordenador de Estágios Prof. Dr. Murilo Borges Silva
---x---x--- murilo_borges_silva@ufg.br
Coordenadora de Currículo e Avaliação Profª. Dra. Suzana Ribeiro Lima Oliveira (64) 3606-8123 suzanarili@ufg.br
Coordenador Programas e Projetos
Prof. Dr. Paulo Freitas Gomes
---x---x--- paulofreitasgomes@ufg.br
Coordenadora de Inclusão e Permanência Prof.ª Drª. Ariadne de Andrade Costa
---x---x--- ariadne.costa@ufg.br
Coordenadora de Licenciatura Prof.ª Drª. Adriana Aparecida Molina Gomes ---x---x--- adriana_aparecida_molina@ufg.br
Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) Prof. Me. Thábio de Almeida Silva
---x---x--- nai.jatai@ufg.br, thabio.silva@ufg.br 
Técnica em Assuntos Educacionais Ma. Lázara Cristhiane de Assis Santana (64) 3606-8254 cograd.jatai@ufg.br
Técnica em Assuntos Educacionais Ma. Carolina Oliveira e Oliveira (64) 3606-8254 cograd.jatai@ufg.br
Técnico em Tecnologia da Informação Me. Bruno Moraes Rocha (64) 3606-8254 cograd.jatai@ufg.br
Encarregada de Departamento - Estágio
Dielly Lemes dos Santos (64) 3606-8254 apoiocograd.jatai@ufg.br, estagiarios.jatai@ufg.br
Encarregada de Departamento - Monitoria Adrielle Késsia Silva Portela
(64) 3606-8254 monitoria.jatai@ufg.br, mobilidadeestudantil.jatai@ufg.br,
prolicen.jatai@ufg.br

 

 

 

Engrenagem em movimento

Funcionamento

Setores/Coordenações Responsável(is) Principais Atribuições

Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)

Ma. Kamila Rodrigues Coelho
  • Gerir a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em seus diversos âmbitos, supervisonando as subcoordenações e setores integrados;
  • presidir a Câmara Superior de Graduação;
  • representar a PROGRAD na Câmara Superior de Graduação e demais instâncias;
  • orientar e desenvolver estudos sobre os processos de graduação;
  • requerer junto à Administração Central da UFJ os aprimoramentos do trabalho de administração dos cursos de graduação;
  • participar da elaboração de Resoluções/Regimento/Instruções Normativas na UFJ;
  • Adquirir recursos tecnológicos para aprimorar o trabalho administrativo e acadêmico nos cursos de graduação;
  • Institucionalizar o processo permanente de capacitação pedagógica de docentes e servidores relacionados ao processo de ensino;
  • revisar e atualizar projetos pedagógicos dos cursos de graduação, adequando-os às diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), aos requisitos legais e normativos;
  • Valorizar a iniciação à docência por meio do fortalecimento do Programa Instituicional de Bolsa de Iniciação à Docência;

Processos acadêmicos

e

administrativos

Ma. Lázara Cristhiane de Assis Santana
  • Orientar a comunidade acadêmica quanto às resoluções e às instruções normativas pertinentes à graduação, zelando pelo cumprimento das mesmas;
  • coordenar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA);
  • orientar na elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC);
  • secretariar a Câmara Regional de Graduação.
Coordenação de Apoio Técnico à Graduação (CATG)

Me. Bruno Moraes Rocha
  • Atender às demandas relacionadas ao Sistema Acadêmico de Graduação (SIGAA);
  • elaboração de tutoriais sobre funcionalidades do sistema acadêmico, módulo graduação;
  • ministrar orientações e capacitações aos usuários sobre as funcionalidades do SIGAA, módulo graduação;
  • permissão de acesso para perfis de coordenadores e secretários de curso no sistema acadêmico;
  • cadastro de componentes curriculares e matrizes curriculares no sistema acadêmico;
  • coordenar e orientar as atividades e lançamentos de dados, relacionados a graduação no sistema acadêmico;
  • desenvolver sistemas que automatize os processos internos na PROGRAD;
  • elaborar e desenvolver estudos sobre os processos de graduação;
  • gerar relatórios do sistema acadêmico;
  • administrar o site da PROGRAD.

Coordenação de Programas e Projetos

Dr. Paulo Freitas Gomes

e

Adrielle Késsia Silva Portela

  • Representar a UFJ em eventos que envolvam a discussão sobre monitorias;
  • elaborar o Projeto de Monitoria de acordo com os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e com a Política de Monitoria da UFJ, indicando as diretrizes a serem tomadas pela Unidade, as áreas e as disciplinas a serem contempladas e submeter o Projeto elaborado à apreciação da Câmara Regional de Graduação;
  • gerir os processos seletivos de monitores nas suas unidades acadêmicas/especiais e divulgar/encaminhar os editais de Monitoria às unidades acadêmicas/coordenações de curso;
  • acompanhar a elaboração do Plano de Trabalho dos professores orientadores de monitoria;
  • atualizar os registros dos monitores da unidade acadêmica no(s) respectivo(s) curso(s);
  • receber e sistematizar os relatórios finais de monitoria, submetê-los à aprovação do Conselho Diretor da unidade acadêmica e entregar os certificados aos bolsistas.
  • desenvolver e acompanhar ações relativas aos Programas de Mobilidade Acadêmica, em suas três modalidades: PME, PMIPES e PMI;
  • desenvolver e acompanhar ações relativas aos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Bolsa Licenciatura (PROLICEN);

Coordenação

de

Estágios

Dr. Murilo Borges Silva

e

Dielly Lemes dos Santos

  • Coordenar a política de estágios na UFJ;
  • supervisionar o cumprimento das normas e legislações estabelecidas para o desenvolvimento dos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios;
  • apoiar aos coordenadores de estágios dos cursos em assuntos referentes à realização de estágios e na garantia de sua qualidade;
  • elaborar, publicar e dar encaminhamentos aos editais para Seleção de Estagiários Curriculares Não Obrigatórios na REJ;
  • controlar e arquivar documentos relativos aos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios conforme as resoluções pertinentes do MEC e da UFJ;
  • manter o cadastro de estagiários atualizados e zelar pela frequência dos mesmos;
  • apoiar e orientar os coordenadores de estágio no planejamento das suas atividades estágio;
  • comunicar a desistência de estagiários aos órgãos competentes caso seja de interesse do aluno, do supervisor ou ainda do preceptor, conforme as normas contidas nos editais da seleção.

Coordenação de Currículo

e

Avaliação

Ma. Lázara Cristhiane de Assis Santana

  • Acompanhamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no âmbito da UFJ;
  • assessorar as coordenadorias de curso em seus processos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento;
  • promover e orientar a autoavaliação no interior dos cursos;
  • assessorar a elaboração dos Projetos Pedagógicos de Cursos;
  • coordenar e orientar o Planejamento didático e pedagógico do ano letivo;
  • coordenar e acompanhar os Programas de Mobilidade interna e externa.

Coordenação de Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Programas e Projetos

Me. Thábio de Almeida Silva

  • Fomentar a implantação e a consolidação de políticas inclusivas na UFJ, por meio da eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais enfrentadas pela comunidade acadêmica;
  • desenvolver ações que garantam a acessebilidade para pessoas com restrição de mobilidade aos sistemas de transportes, equipamentos urbanos e a circulação em todos os espaços da UFJ;
  • propor adequações arquitetônicas para acessibilidade nos diversos ambientes da UFJ - rampa, barra de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamento de portas e vias, instalação de elevadores, dentre outras;
  • adquirir recursos de tecnologia assertiva para promoção de acessibilidade pedagógica, nas comunicações e informações, aos estudantes com deficiência e demais membros da comunidade universitária;
  • orientar a aquisição e o desenvolvimento de material didático e pedagógico acessíveis de acordo com as necessidades dos alunos;
  • promover acompanhamento acadêmico dos estudantes com deficiência;
  • assessorar as coordenações dos cursos em atividades de pesquisa, ensino e extensão relativos ao atendimento à diversidade;

Coordenação de Inclusão e Permanência

Drª. Ariadne de Andrade Costa

  • Recepcionar os ingressantes da Universidade Federal de Jataí;
  • realizar levantamentos das matrículas dos discentes ingressantes pelo programa UFGinclui;
  • acompanhar o desempenho acadêmico e social dos discentes ingressantes pelo programa UFGinclui;
  • levantar a necessidade de monitoria no início do semestre;
  • solicitar Bolsas de línguas estrangeiras para discente que necessitar e que tenha desempenho acadêmico positivo em relação ao desempenho da turma;
  • disponibilizar vagas nos processos seletivos da UFJ para os discentes do Programa UFGInclui;
  • levantar os eventos que discentes do programa desjam ir, conseguindo transporte e custear a viagem;
  • criar projetos do programa de Monitoria destinado aos discentes do programa UFGInclui com certificado de horas ao monitores volunários;
  • fazer o levantamento dos discentes que têm interesse em fazer o curso de línguas;
  • levantar a quantidade de evadidos no curso e o motivo da evasão;
  • levantar as faltas de discentes e prever possíveis evasão ou necessidade de monitoria;
  • recipcionar os ingressantes.

Coordenação do Fórum de Licenciaturas

Drª. Adriana Aparecida Molina Gomes

  • Promover espaço colaborativo para construção dos Projeto Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de licenciatura, voltados para a docência na educação básica;
  • Fortalecer os cursos de formação de professores;
  • Promover interlocução entre estudantes, professores e técnicos-administrativos dos cursos de licenciatura;
  • Articular os projetos pedagógicos de cursos de licenciatura de caráter multidisciplinasr;
  • Promover interlocução junto às instância nacionais e estaduais e/ou municipais no que se refere à formação de professores;
  • Discutir e propor políticas para a formação de professores na UFJ;
  • Promover o diálogo entre as faculdades de educação;
  • Manter encontros periódicos bimestrais para tratar de assuntos relacionados as licenciaturas;
  • Divulgar informações de interesse dos cursos de licenciatura;
  • Promover troca de experiências com outras universidades;
  • Discutir e analisar reformulações e adequações dos projetos político pedagógicos dos cursos de licenciatura;
  • Promover o diálogo entre os cursos de licenciaturas das unidades acadêmicas;
  • Articular projetos de caráter institucional vinculados aos cursos de licenciatura;
  • Promover espaço porpício para discussões e elaboração dos Projeto Pedagógico Institucional (PPI);
  • Discutir e debater o Projeto Pedagógico Institucional para as licenciaturas na UFJ, visando a ampliação e aprofundamento das discussões sobre a construção do perfil intelectual e profissional dos estudantes e docentes.