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Equipe

Atualizado em 24/09/18 08:25.

Equipe COGRAD Juntos

EQUIPE

Cargo Nomes Telefone e-mail
Coordenadora de Graduação Profª. Dra. Sandra Aparecida Benite Ribeiro (64) 3606-8254 sandrabenite@gmail.com
Subcoordenadora do Centro de Gestão Acadêmica Prof.ª Dra. Ana Carolina Gondim Inocêncio (64) 3606-8118 anacarolinaufg@ufg.br
Subcoordenadora de Estágios Prof.ª Dra. Ana Luísa Aguiar de Castro ---x---x--- ana.castro.ufg@gmail.com
Subcoordenadora de Currículo e Avaliação Prof.ª Ma. Kamila Rodrigues Coelho ---x---x--- kamilacoelho@gmail.com
Subcoordenadora de Programas e Projetos Prof.ª Dra. Alana Flávia Romani ---x---x--- alanafr@hotmail.com
Subcoordenadora de Inclusão e permanência Prof.ª Dra. Verônica Clemente Ferreira ---x---x--- verosocio72@gmail.com
Subcoordenadora de Assuntos Internacionais (CAI) da UFJ
Prof.ª Dra. Adriana Luíze Bocchi ---x---x--- albocchi@hotmail.com
Subcoordenadora de Licenciatura Prof.ª Dra. Luciana Cristina Porfírio ---x---x--- lucianaporfirioufguaecaj@gmail.com
Subcoordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) Prof. Dr. Vanderlei Balbino da Costa (64) 3606-8127 profvanderleiufg@gmail.com; vanderleibalbino@gmail.com
Técnica em Assuntos Educacionais Ma. Lázara Cristhiane de Assis Santana (64) 3606-8254 graduacaojatai@gmail.com
Técnica em Assuntos Educacionais Msc. Walquíria Dutra de Oliveira (64) 3606-8120 controleacademico.jatai@ufg.br
Assistente em Administração Esp. Karla Reis de Souza (64) 3606-8120 controleacademico.jatai@ufg.br
Assistente em Administração Fabiana dos Santos Faria (64) 3606-8120 controleacademico.jatai@ufg.br
Assistente em Administração Esp. Thalita Rodrigues Lemes Brandão (64) 3606-8118 seccionalcga.jatai@gmail.com
Assistente em Administração Esp. Oreci Ferreira da Silva (64) 3606-8118 seccionalcga.jatai@gmail.com
Técnico em Tecnologia da Informação Me. Bruno Moraes Rocha (64) 3606-8254 graduacaojatai@gmail.com
Encarregada de Departamento  Dielly Lemes dos Santos (64) 3606-8254 apoiograduacao.cograd@gmail.com 
Encarregada de Departamento - Monitoria
Kamila Lauany Lucas Lima (64) 3606-8254 monitoriajatai@gmail.com

 

 

 

 

Engrenagem em movimento

Funcionamento

Setores/Subcoordenações Responsável(is) Principais Atribuições

COGRAD

Dra. Sandra A. Benite Ribeiro
  • Gerir a coordenação de graduação (COGRAD) em seus diversos âmbitos, supervisonando as subcoordenações e setores integrados;
  • presidir a Câmara Regional de Graduação;
  • representar a COGRAD na Câmara Superior de Graduação e demais instâncias;
  • orientar e desenvolver estudos sobre os processos de graduação;
  • requerer junto à PROGRAD e à Administração Central da UFJ os aprimoramentos do trabalho de administração dos cursos de graduação;
  • participar da elaboração de Resoluções/Regimento/Instruções Normativas na UFJ;
  • Adquirir recursos tecnológicos para aprimorar o trabalho administrativo e acadêmico nos cursos de graduação;
  • Institucionalizar o processo permanente de capacitação pedagógica de docentes e servidores relacionados ao processo de ensino;
  • revisar e atualizar projetos pedagógicos dos cursos de graduação, adequando-os às diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), aos requisitos legais e normativos;
  • Valorizar a iniciação à docência por meio do fortalecimento do Programa Instituicional de Bolsa de Iniciação à Docência;

Processos acadêmicos

e

administrativos

Ma. Lázara Cristhiane de Assis Santana
  • Orientar a comunidade acadêmica quanto às resoluções e às instruções normativas pertinentes à graduação, zelando pelo cumprimento das mesmas;
  • coordenar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA);
  • orientar na elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC);
  • secretariar a Câmara Regional de Graduação.
Subcoordenação de Apoio Técnico à Graduação

Me. Bruno Moraes Rocha
  • atender às demandas relacionadas ao Sistema Acadêmico de Graduação (SIGAA);
  • elaboração de tutoriais sobre funcionalidades do sistema acadêmico, módulo graduação;
  • ministrar orientações e capacitações aos usuários sobre as funcionalidades do SIGAA, módulo graduação;
  • permissão de acesso para perfis de coordenadores e secretários de curso no sistema acadêmico;
  • cadastro de componentes curriculares e matrizes curriculares no sistema acadêmico;
  • coordenar e orientar as atividades e lançamentos de dados, relacionados a graduação no sistema acadêmico;
  • desenvolver sistemas que automatize os processos internos na COGRAD;
  • elaborar e desenvolver estudos sobre os processos de graduação;
  • gerar relatórios do sistema acadêmico;
  • administrar o site da COGRAD.

Subcoordenação de Programas

e

Projetos

Dra. Alana Flávia Romani

e

Kamila Lauany Lucas Lima

  • Representar a REJ/UFG em eventos que envolvam a discussão sobre monitorias;
  • elaborar o Projeto de Monitoria de acordo com os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e com a Política de Monitoria da UFG, indicando as diretrizes a serem tomadas pela Unidade, as áreas e as disciplinas a serem contempladas;
  • submeter o Projeto elaborado à apreciação da Câmara Regional de Graduação;
  • gerir os processos seletivos de monitores nas suas unidades acadêmicas/especiais e divulgar/encaminhar os editais de Monitoria às unidades acadêmicas/coordenações de curso;
  • acompanhar a elaboração do Plano de Trabalho dos professores orientadores de monitoria;
  • atualizar os registros dos monitores da unidade acadêmica no(s) respectivo(s) curso(s);
  • desenvolver e acompanhar ações relativas aos Programas de Mobilidade Acadêmica, em suas três modalidades: PME, PMIPES e PMI;
  • receber e sistematizar os relatórios finais de monitoria, submetê-los à aprovação do Conselho Diretor da unidade acadêmica e entregar os certificados aos bolsistas.

Subcoordenação

de

Estágios

Dra. Ana Luísa Aguiar de Castro

e

Dielly Lemes dos Santos

  • Coordenar a política de estágios na UFJ;
  • supervisionar o cumprimento das normas e legislações estabelecidas para o desenvolvimento dos estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios;
  • apoiar aos coordenadores de estágios dos cursos em assuntos referentes à realização de estágios e na garantia de sua qualidade;
  • elaborar, publicar e dar encaminhamentos aos editais para Seleção de Estagiários Curriculares Não Obrigatórios na REJ;
  • controlar e arquivar documentos relativos aos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios conforme as resoluções pertinentes do MEC e da UFJ;
  • manter o cadastro de estagiários atualizados e zelar pela frequência dos mesmos;
  • apoiar e orientar os coordenadores de estágio no planejamento das suas atividades estágio;
  • comunicar a desistência de estagiários aos órgãos competentes caso seja de interesse do aluno, do supervisor ou ainda do preceptor, conforme as normas contidas nos editais da seleção.

Subcoordenação de Currículo

e

Avaliação

Ma. Kamila Rodrigues Coelho

  • Acompanhamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no âmbito da UFJ;
  • assessorar as coordenadorias de curso em seus processos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento;
  • promover e orientar a autoavaliação no interior dos cursos;
  • assessorar a elaboração dos Projetos Pedagógicos de Cursos;
  • coordenar e orientar o Planejamento didático e pedagógico do ano letivo;
  • coordenar e acompanhar os Programas de Mobilidade interna e externa.
Subcoordenação Geral da Seccional do CGA

Dra. Ana Carolina Gondim Inocencio

  • administrar e representar o CGA;
  • interpretar, aplicar e fazer cumprir as legislações acadêmicas;
  • convocar e presidir as reuniões do CGA e do Conselho Consultivo;
  • integrar a Câmara Setorial de Graduação, com direito a voz e voto;
  • participar da comissão de elaboração da proposta do Calendário Acadêmico;
  • assessorar os diversos Setores da UFG no âmbito de sua atuação;
  • estabelecer horário de funcionamento do CGA, devendo ser referendado pela Coordenação de Graduação e instâncias superiores da Regional Jataí;
  • encaminhar à administração superior da instituição as necessidades, os interesses do CGA e prestar contas das atividades exercidas;
  • designar a equipe de avaliação de desempenho dos servidores técnicos administrativos do CGA;
  • elaborar relatórios/estatísticas referentes às atividades exercidas no âmbito de sua competência.

Matrícula

e

Arquivo Acadêmico

Esp. Thalita Rodrigues Lemes Brandão

e

Esp. Oreci Ferreira da Silva

  • Assessorar as unidades acadêmicas no âmbito de sua competência;

  • colaborar e gerenciar os dados relativos à matrícula dos ingressantes dos cursos presenciais de graduação;
  • apurar as vagas remanescentes para chamadas subsequentes oriundas de processos seletivos de graduação;
  • efetivar, nos sistemas acadêmicos, os ingressantes nos cursos presenciais por: Sistema de Seleção Unificada, a partir da segunda chamada;
  • processo seletivo para preenchimento de vagas; convênios; transferência ex-offício; mandado judicial e outros, no âmbito de sua competência;
  • efetuar os procedimentos inerentes a transferência de alunos de graduação para outras instituições de ensino superior;
  • colaborar na apuração de vagas disponíveis para preenchimento, conforme legislação específica;
  • executar nos sistemas acadêmicos os procedimentos necessários ao atendimento das decisões administrativas e judiciais;
  • registrar as inativação cadastro dos estudantes desistentes, transferidos para outras Instituições de Ensino Superior, falecidos e desligados por decisão da Reitoria;
  • classificar, organizar, manter e controlar a documentação do arquivo acadêmico;
  • zelar pela guarda, conservação e sigilo dos documentos;
  • registrar e controlar entrada e saída de processos e documentos de sua competência;
  • aplicar a tabela de temporalidade de documentos sob a responsabilidade da coordenadoria.

Registro

e

Controle Acadêmico

Esp. Karla Reis de Souza,

Msc. Walquíria Dutra de Oliveira

e

Fabiana do Santos Faria

 

  • Orientar as coordenadorias de cursos/unidades acadêmicas na execução das atividades exercidas, no âmbito de sua competência;
  • analisar e instruir processos de natureza acadêmica;
  • executar, nos sistemas acadêmicos, os procedimentos necessários ao atendimento das decisões administrativas e judiciais;
  • alterar notas e frequências de semestres consolidados;
  • realizar os procedimentos relativos à integralização curricular e à colação de grau, e o encaminhamento dos processos para emissão e registro de diplomas;
  • emitir documentos de natureza acadêmica, no âmbito de sua competência: Histórico Acadêmico, Declaração de Provável formando, Declaração de Conclusão de Curso, Certidão de inteiro teor, Certidão de Colação de Grau.
  • entregar diplomas de graduação não retirados nas cerimônias oficiais de colação de grau.
  • orientar secretários de Unidade Acadêmica na confecção dos termos de colação de grau.
  • receber e conferir termos de colação de grau oficial e especial;
  • trabalhar nos processos de colação de grau oficial e especial, e encaminhar para a expedição e registro de diplomas;
  • receber solicitações de 2ª via de diplomas e encaminhar ao CERD/Goiânia para emissão da segunda via.
  • elaborar relatórios/estatísticas referentes aos dados acadêmicos dos cursos de graduação presencial, no âmbito de sua competência;

Subcoordenação de Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

Dr. Vanderlei Balbino da Costa

  • Fomentar a implantação e a consolidação de políticas inclusivas na UFJ, por meio da eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, metodológicas, instrumentais, programáticas e atitudinais enfrentadas pela comunidade acadêmica;
  • desenvolver ações que garantam a acessebilidade para pessoas com restrição de mobilidade aos sistemas de transportes, equipamentos urbanos e a circulação em todos os espaços da UFJ.
  • propor adequações arquitetônicas para acessibilidade nos diversos ambientes da UFJ - rampa, barra de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamento de portas e vias, instalação de elevadores, dentre outras;
  • adquirir recursos de tecnologia assertiva para promoção de acessibilidade pedagógica, nas comunicações e informações, aos estudantes com deficiência e demais membros da comunidade universitária;
  • orientar a aquisição e o desenvolvimento de material didático e pedagógico acessíveis de acordo com as necessidades dos alunos;
  • promover acompanhamento acadêmico dos estudantes com deficiência;
  • assessorar as coordenações dos cursos em atividades de pesquisa, ensino e extensão relativos ao atendimento à diversidade;
  • promover e apoiar seminários, cursos, palestras, encontros e congressos de formação continuada destinados a técnicos e professores.

Subcoordenação de Assuntos Internacionais (CAI) da UFJ

Dra. Adriana Luíze Bocchi

  • Apoiar e incentivar ações e interações internacionais que visem melhoria da qualidade do ensino, avanço da pesquisa, geração de conhecimento e interação da sociedades, numa ótica em que seja respeitada a diversidade cultural existente;
  • informar a comunidade universitária e local sobre possibilidades de estudo no exterior;
  • fornecer informações atualizadas sobre o contexto universitário internacional;
  • garantir a tramitação e assinatura de convênios com instituições estrangeiras em tempo adequado, de forma a atender às demandas da comunidade acadêmica, possibilitando a realização de atividades conjuntas e as solicitações de financiamento junto às agências de fomento, bem como formalizar parcerias estratégicas;
  • recepcionar e orientar o visitante internacional na UFJ;
  • promover e apoiar a mobilidade internacional de discente, docente e de técnicos administrativos, além dos convênios já firmados;
  • incentivar e apoiar, em conjunto com a CAI, o envolvimento da instituição em redes e consórcios de cooperação internacional;
  • incentivar e apoiar, em conjunto com a CAI, o envolvimento da instituição em acordos de cooperação regulados por agencias nacionais em programas internacionais;
  • fomentar cursos, pesquisas e eventos internacionais que contribuam para a qualidade do ensino e geração do conhecimento;
  • captar recursos para aplicação na promoção de projetos e programas;
  • promover intercâmbio ténico científico, administrativo, artístico e cultural com instituições nacionais e internacionais;
  • possibilitar condições à comunidade universitária de conviver e conhecer a diversidade cultural propiciando uma formação cosmopolita, através do "Programa hospedagem de estudantes estrangeiros" e "Apadrinhe uma nova cultura";
  • oportunizar o acesso à informação internacional;
  • fortalecer vínculos com países de língua Portuguesa;
  • realizar um ciclo de palestras com representantes das embaixadas dos países parceiros, discutindo os aspectos educacionais e culturais em diferentes partes do mundo.
  • realizar processos de seleção ou pré-seleção de participantes em programas de intercâmbio, como Ciência sem Fronteiras, CAPES/UNIBRAL, CAPES/BRAFAGRI, CAPES/BRANETEC e outros, com o intuito de garantir iguais oportunidades a todos.

Subcoordenação de Inclusão e Permanência

Dra. Verônica Clemente Ferreira

  • Recepcionar os ingressantes da Universidade Federal de Jataí;
  • realizar levantamentos das matrículas dos discentes ingressantes pelo programa UFGinclui;
  • acompanhar o desempenho acadêmico e social dos discentes ingressantes pelo programa UFGinclui;
  • levantar a necessidade de monitoria no início do semestre;
  • solicitar Bolsas de línguas estrangeiras para discente que necessitar e que tenha desempenho acadêmico positivo em relação ao desempenho da turma;
  • disponibilizar vagas nos processos seletivos da UFG para os discentes do Programa UFGInclui;
  • levantar os eventos que discentes do programa desjam ir, conseguindo transporte e custear a viagem;
  • criar projetos do programa de Monitoria destinado aos discentes do programa UFGInclui com certificado de horas ao monitores volunários;
  • fazer o levantamento dos discentes que têm interesse em fazer o curso de línguas;
  • levantar a quantidade de evadidos no curso e o motivo da evasão;
  • levantar as faltas de discentes e prever possíveis evasão ou necessidade de monitoria;
  • recipcionar os ingressantes.

Subcoordenação do Fórum de Licenciaturas

Dra. Luciana Cristina Porfírio

  • Promover espaço colaborativo para construção dos Projeto Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de licenciatura, voltados para a docência na educação básica;
  • Fortalecer os cursos de formação de professores;
  • Promover interlocução entre estudantes, professores e técnicos-administrativos dos cursos de licenciatura;
  • Articular os projetos pedagógicos de cursos de licenciatura de caráter multidisciplinasr;
  • Promover interlocução junto às instância nacionais e estaduais e/ou municipais no que se refere à formação de professores;
  • Discutir e propor políticas para a formação de professores na UFJ;
  • Promover o diálogo entre as faculdades de educação;
  • Manter encontros periódicos bimestrais para tratar de assuntos relacionados as licenciaturas;
  • Divulgar informações de interesse dos cursos de licenciatura;
  • Promover troca de experiências com outras universidades;
  • Discutir e analisar reformulações e adequações dos projetos político pedagógicos dos cursos de licenciatura;
  • Promover o diálogo entre os cursos de licenciaturas das unidades acadêmicas;
  • Articular projetos de caráter institucional vinculados aos cursos de licenciatura;
  • Promover espaço porpício para discussões e elaboração dos Projeto Pedagógico Institucional (PPI);
  • Discutir e debater o Projeto Pedagógico Institucional para as licenciaturas na UFJ, visando a ampliação e aprofundamento das discussões sobre a construção do perfil intelectual e profissional dos estudantes e docentes.